top of page

Pobreza menstrual: acesso não deveria ser privilégio

A Campanha Pela Vida de Todas as Mulheres segue seus trabalhos e, nesta semana, te convidamos a refletir e debater conosco sobre o tema da semana: Pobreza menstrual. De acordo com o Relatório da Unicef , de maio de 2021, sobre dignidade menstrual:

“Pobreza menstrual é um conceito que reúne em duas palavras um fenômeno complexo, transdisciplinar e multidimensional, vivenciado por meninas e mulheres devido à falta de acesso a recursos, infraestrutura e conhecimento para que tenham plena capacidade de cuidar da sua menstruação. É recorrente o total desconhecimento do assunto ou, quando existe algum conhecimento, há a percepção de que este é um problema distante da realidade brasileira. Imagina-se que a pobreza menstrual atinja apenas países que, no senso comum, seriam muito pobres ou mais díspares em termos de desigualdade de gênero que o Brasil. Já para o cenário brasileiro, com esforço, eventualmente lembramos da situação de mulheres encarceradas, mas não se observa a situação de meninas brasileiras que vivem em condições de pobreza e vulnerabilidade mesmo nas grandes metrópoles, privadas de acesso a serviços de saneamento, recursos para a higiene e até mesmo do conhecimento sobre o próprio corpo.” (Disponível em: http//: dignidade-menstrual_relatorio-unicef-unfpa_maio2021.pdf)

Uma das grandes causas que agravam essa problemática é o tabu ainda existente a respeito da menstruação, fato que desmacara os resquícios de uma sociedade (em muitos

Capa do tópico voltado à pobreza menstrual contido no subsídio da Campanha Pela Vida de Todas as Mulheres

contextos, infelizmente,) ainda patriarcal. Pesquisas feitas para o subsídio da Campanha Pela Vida de Todas as Mulheres, no tópico intitulado “Acesso não deveria ser privilégio”, apontam que a escassez de ações e políticas públicas que assegurem o direito básico que é a garantia da saúde feminina, fomentam ainda mais a preocupante situação. Ficou curioso para saber mais? Acesse o subsídio completo pelo link: https://magisbrasil.com/biblioteca-virtual/subsidio-da-campanha-pela-vida-de-todas-as-mulheres-2023 para ler o material voltado para a temática e, assim, ficar mais por dentro do assunto.

Diante disso, a fim de agir contra essa triste problemática, a Rede Inaciana de Juventude MAGIS Brasil está promovendo uma grande e forte campanha de arrecadação de absorventes, para serem entregues a mulheres que estão em estado de vulnerabilidade social. Para se unir conosco nessa grande ação de arrecadação basta se dirigir ao Centro MAGIS Amazônia, que é um dos muitos dos polos de coleta espalhados pelo Brasil, no seguinte endereço:

CENTRO MAGIS AMAZÔNIA

Avenida Governador José Malcher 1169, Belém, PA, 66055

Horário: segunda a sexta: 8h às 18h e sábado: 8h às 12h







28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page