top of page

Os aromas de março exalam a abertura da Campanha Pela Vida de Todas as Mulheres

“Março traz consigo o aroma incomparável dos dias de confronto. [...]. Sente-se urgência de espalhar os aromas de março, que emana dos tempos de outrora e de agora. Tem cheiro de Mulher, envolvente, impaciente, insubmissa.” E foi assim, envolvido pelo aromas que exalam desejo de mudança, por meio do Papo MAGIS, que o Centro MAGIS Amazônia deu início às atividades, desse mês, com a abertura da Campanha Pela Vida de Todas as Mulheres: lutas, conquistas e desafios, uma iniciativa da Rede Inaciana de Juventude MAGIS Brasil, que acontece anualmente, durante o mês de março, período em que a agenda dos Direitos Humanos pauta prioritariamente a promoção da vida das mulheres e a luta por seus direitos e por equidade de gênero.

A facilicitadoras Ana Carla Franco e Marcelle de Paula, ao lado de Emiliana Pacheco, mediadora do Papo MAGIS.

O Papo MAGIS, que ocorreu às 19h, na quarta-feira (01/03/2023), de modo híbrido, por meio de live no Youtube, contou com a presença de 15 pessoas que, presencialmente, acompanharam , bem de pertinho, no Centro MAGIS Amazônia, a abertura da campanha. Além disso, para enriquecer ainda mais o momento, tivemos a participação das facilitadoras Clara Mabelli, pastoralista do Centro MAGIS Anchietanum e gestora ambiental e especialista em juventude no mundo contemporâneo, que participou de modo on-line; Marcelle de Paula, colaboradora do Centro MAGIS Amazônia, advogada, historiadora, especialista em gestão de políticas públicas, militante da Marcha Mundial das Mulheres - PA, além de fazer parte do núcleo da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia - PA, sendo membra da Comissão da Mulher Advogada - OAB/PA e contando com a participação também de Ana Carla Franco, administradora, cientista social, servidora público, militante da Marcha Mundial das Mulheres e sindicalista CUT/Sintepp Marcha Mundial das Mulheres/ Belém e produtora cultural. Sendo mediadas por Emiliana Pacheco, licenciada em Geografia pelo Instituto Federal do Pará e coordenadora de projetos do Centro MAGIS Amazônia.

Durante o bate-papo, as facilitadoras trouxeram discussões feministas de grande relevância social. Marcelle de Paula contextualizando a imagem social criada à figura feminina, dentro de uma perspectiva histórica, comparada à figura masculina e abordando a questão da representatividade como um dos caminhos para superar os desafios ainda existentes, pontuou :

Marcelle de Paula discorrendo, dentro de uma perspectiva jurídica e histórica, sobre as questões relacionadas à mulher.

"... a representatividade que, no Brasil, se a gente for falar sobre a questão do voto, nós mulheres, só fomos ter direito ao voto em 1932 e a gente teve que começar a lutar para que isso fosse colocado na constituição, desde 1891. E, pra completar esse cenário, o nosso voto só foi ser obrigatório lá pra 1965, se eu não estou enganada. Então, olha o lapso de tempo para que a gente possa a conquistar um direito mínimo que é de representação e representatividade."

Desse modo, puderam explanar e debater, com base nas suas perspectivas, tendo por base o itinerário de suas realidades e de suas vivências, acerca das lutas e dos desafios que enfrentaram/enfrentam, enquanto mulheres lideranças, dentro de seus respectivos contextos de atuação. Ademais, por meio disso, puderam também dimensionar a importância desta campanha, que só está começando e que, durante todo este mês, vai continuar emanando os aromas de março: de luta e transformação.

Alguns dos participantes que, presencialmente, acompanharam a abertura da campanha, no Centro MAGIS Amazônia, atentos à fala da mediadora Clara Mabeli.

E se tu perdeste a live ou quiseres rever, é só acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=NqLt5rrYnvo para conferir o que rolou na abertura.

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page