Entre os dias 2 e 4 de dezembro, o Centro MAGIS Amazônia reuniu jovens das diversas comunidades que foram acompanhadas ao longo do ano para um encontro sobre a Campanha Ser Mais Presente.
Este encontro foi idealizado na reunião de planejamento de 2021 e tinha por principal objetivo integrar as diversas realidades juvenis que participam das diferentes experiências magis ao longo do ano: Semana Santa Jovem, Páscoa Jovem, Magis Folia, Exercícios Espirituais entre outras assessorias.
O encontro aconteceu na Casa de Retiros Santa Rosa em Icoaraci. Já na noite de abertura, os jovens enfrentaram o desafio de uma chuva torrencial e mudanças no trânsito por causa da transmissão do jogo do Brasil na Copa do Mundo. Apesar dos transtornos, todos conseguiram chegar em segurança e aproveitaram a abertura do encontro com apresentações do grupo de carimbó Fruto Tropical que animou a Noite Cultural.

Na manhã do sábado, logo após o café, a mística de abertura ajudou a galera a perceber que a embalagem não é o presente e que é necessário abrir-se para revelar o verdadeiro dom de cada um. Assim, a dimensão DOM, que estamos vivendo com a Campanha Ser Mais Presente foi apresentada e depois aprofundada ao longo das atividades do final de semana.
Um bingo dos talentos ajudou na integração entre os participantes, fazendo com que cada um revelasse ainda mais algo de si. E os trabalhos da manhã foram finalizados com uma roda de conversa sobre Identidade Juvenil Amazônida.

O bate-papo conduzido por Mainumy contou com o testemunho dos jovens Adailson, da comunidade de Chipaiá (Marajó), e Charliene, da comunidade Camará (Marajó). Mas todos os participantes puderam também trazer algo de sua ancestralidade que tanto contribui para a construção de nossa identidade.
Na tarde de sábado, os jovens experimentaram um pouco mais dos Eixos de Atuação do MAGIS Brasil. Batizado de "Museu", essa atividade proporcionou diversos modos interação com as propostas formativas centrais do MAGIS: Exercícios Espirituais, Justiça Socioambiental, Vocações, Pedagogias da Formação e Voluntariado e Inserção Sociocultural. Tivemos ainda um momento artístico em que cada um pode memorar suas experiências com o MAGIS e apresentar aos demais em forma de pintura, colagem e outras artes plásticas. A jornada foi concluída com a celebração das luzes, o Lucernário, que trouxe paz e serenidade para o próximo dia.

Iniciamos o domingo com a celebração da Eucaristia, rendendo graças a Deus por tantos dons recebidos e logo depois fomos acompanhar as propostas formativas para 2023. Diante do calendário de atividades do CMA para o próximo ano, os jovens puderam apresentar suas perspectivas de como o MAGIS Amazônia pode se fazer mais presente em cada uma dessas comunidades.
Antes de encerrar as atividades, todos se envolveram em mais uma atividade coletiva. Mais que 500 fotos que marcam os dez anos de história do MAGIS Amazônia foram usadas para revestir o símbolo M+, num trabalho de decoupage. O M+ em três dimensões seguirá acompanhando as diversas atividades ao longo do próximo ano carregando tantas histórias e rostos jovens que fazem o Centro MAGIS Amazônia.
Se você já participou de alguma atividade do CMA, procure seu rosto no M+ na sua próxima visita. Talvez, teu sorriso esteja ali eternizando experiências que nos ajudam a ser mais para os demais.
